Como aprender idiomas sozinho: um guia prático em português

Voltar


Recursos para aprender inglês sozinho

Antes e prosseguir...

  • Aprenda a montar seu método e escolher os recursos adequados.
  • Onde baixar os materiais
  • Recursos úteis para todos os idiomas
  • Sub-menu

  • Orientações básicas
  • Recursos para iniciantes do zero (até A2)
  • Recursos para nível intermediário (A2/B1 ou mais)


  • Orientações básicas

    Em primeiro lugar, se você não está estudando especificamente como parte de um plano para ir morar fora, não se preocupe em diferenciar inglês americano de britânico. Tirando algumas diferenças minúsculas na grafia de algumas palavras, o idioma é exatamente o mesmo. Sim, os britânicos e os americanos favorecem certas palavras diferentes, mas todas fazem parte do léxico do inglês, e tanto quanto "bolacha" e "biscoito", você acabará aprendendo ambas. O sotaque também é diferente, mas há um grande contínuo de sotaques não apenas em ambos os países, como também em vários outros, e todos são perfeitamente inteligíveis entre si. Inglês é a língua franca do planeta; ao aprendê-lo, você não vai se comunicar apenas com americanos ou britânicos, mas com franceses, russos, indianos, sul africanos, poloneses, chineses, e você deverá ser capaz de entender e ser entendido nos mais variados sotaques do mesmo idioma.

    Como inglês é uma língua próxima do português e com a quantidade mais massiva de conteúdo de todos os idiomas, a ideia é que você aprenda o básico com o auxílio de explicações em português até completar o nível A2, e estudar o nível B1 até a compleção já utilizando materiais completamente monolíngues. Se você se sentir confiante, pode utilizar recursos totalmente em inglês antes disso, mas se certifique de que realmente está compreendendo as explicações. O conhecimento dos fundamentos gramaticais vão possibilitar o seu entendimento de mídia, e o consumo de mídia em inglês será de longe a coisa mais importante que você fará para avançar no idioma. A partir do nível B1, você pode abrir mão de um programa de curso e apenas consumir freneticamente muito inglês, tirando dúvidas em uma gramática para consulta. Esse será mais ou menos o seu roteiro até o nível em que você pretende chegar, apenas se desafiando com materiais progressivamente mais difíceis e praticando as quatro habilidades com foco no que você mais precisa.

    Também há uma quantidade absurda de recursos de inglês, mas a maioria é de qualidade bastante questionável. Justamente por haver tantas opções, a lista disnpobilizada aqui é uma curadoria apenas dos melhores recursos para chegar ao nível B1, dando prioridade ao que é gratuito.

    Você também pode ler algumas resenhas sobre por que eu não recomendo alguns recursos populares, como por exemplo o Duolingo. Veja minhas contraindicações de recursos.



    Recursos para iniciantes do zero (até nível A2)

    Programas de curso

    >
    Recurso Tipo Descrição Nível Link
    Inglês Nível 0 Explicações em vídeo Aulas gratuitas do ABC Fluent no youtube A0-A1
    Curso do Prof. Kenny
    Essential Grammar in Use (edição brasileira) Livro de curso Gramática básica de inglês da Cambridge com explicações em português A1-A2

    Vocabulário

    Recurso Tipo Descrição Nível Link
    Baralho do Anki EN1K A0-A1
    Dicionário

    Recomendação de conteúdo

    Recurso Tipo Descrição Nível Link


    Recursos para nível intermediário a avançado (A2/B1 ou mais)

    Programas de curso

    Recurso Tipo Descrição Nível Link

    Vocabulário

    Recurso Tipo Descrição Nível Link

    Recomendação de conteúdo

    Recurso Tipo Descrição Nível Link


    Voltar